segunda-feira, 12 de abril de 2010

Brasília terá vela apagada nos seus 50 anos

Para quem esperava que no aniversário de 50 anos da Capital Federal estariam presentes artistas como U2, Paul McCartney ou até mesmo a ex-namorada de Jesus Luz, gameover. De acordo com a secretaria de cultura, a comemoração com toda aquela “pomposidade”, esperada para uma já senhora cidade, ficou restrita à NX Zero, Luan Santana, Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso e Bruno e Marrone.

Diferente do que foi especulado, após uma reunião no gabinete do governador em exercício, Wilson Lima, no Buriti, as cantoras Shakira e Ivete Sangalo não farão parte das festividades (Meu D´us!). Segundo o secretário de comunicação do GDF, André Duda, isso deve baixar os custos da festa de R$ 10 milhões para R$ 5 milhões.

No dia 21/04, as comemorações contemplarão apresentações de vários estilos musicais. Os brasilienses vão poder curtir rock, choro, sertanejo, samba, hip-hop e, até mesmo, música tradicional de outras regiões brasileiras como Bumba Meu Boi, o som da viola de Zé Mulato e Cassiano e a dança da catira.

Apesar de Brasília ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e contar com o terceiro mercado consumidor do país, a Capital ainda peca em aspectos importantes, quanto à valorização de seus artistas. O guitarrista da banda Raimundos, Digão, lamenta que Brasília tenha perdido, ao longo dos anos, o título de Capital do Rock devido à valorização de artistas de outras cidades brasileiras. No entanto, ele acredita que uma das formas de valorizar esse estilo musical é resgatar a importância das bandas locais e a participação em eventos como a festa do aniversário da cidade. “Precisamos fazer mais shows, mas precisamos do incentivo do governo. Não temos muito espaço nas rádios. Só temos uma emissora que toca rock aqui. As demais tocam música sertaneja. Como vamos divulgar o nosso trabalho?”, questiona o cantor.

O mais engraçado nessa história toda é que o Governo do Distrito Federal quer que sua população preste homenagens à cidade. Mas será que ele mesmo está disposto a agradar seu gado?! É uma pergunta que me faço todos os dias. Pão e Circo, de novo.

Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário