quarta-feira, 14 de outubro de 2009

World Magnetic Tour in Salvador???

“Metallica e Beyoncé estão escalados para tocar durante o verão na Bahia. No ano em que a Axé Music completa 25 anos, o Festival de Verão, que acontece de 20 a 23 de janeiro, apresenta o tema "mistura aê". Realmente, vai rolar uma grande mistura: Metallica vai tocar no mesmo palco que Ivete Sangalo, Daniela Mercury e outros do gênero. O anuncio oficial deve acontecer em novembro, quando os ingressos do evento serão colocados à venda”.

A notícia divulgada ontem pelo blog Inside MTV está dando o que falar. O bate-boca já está na casa dos milhões aqui na Bahia por conta da suposta vinda do Metallica para tocar no Festival de Verão. Nos bares, nas ruas e nas praias não se fala mais em outro assunto! Na verdade o oba-oba ocorre por conta do local e ambiente que seria totalmente desfavorável para os “Masters of Thrash Metal”. Que afronta seria dividir o mesmo palco com estrelas do Axé. E por aqui isso não é brincadeira não, é ofensa pra tudo que é lado. Sei bem como funciona, afinal já toquei em banda de Metal. Também nunca escondi minha enorme admiração por muitos amigos meus chicleteiros, eu disse AMIGOS, o que independe do que possa estar tocando no Play. Todavia, como no mundo real as pessoas ainda não aprenderam a respeitar as diferenças, não seria dessa vez né?

Então eu diria o seguinte, principalmente aos headbangers: sei que é difícil, mas de uma vez por todas esqueçam quem poderá tocar no mesmo dia, se irão encontrar gente bronzeada com uma dessas bandanas de verão na cabeça, até porque isso fatalmente acontecerá, e pensem na provável oportunidade única que terão de presenciar o Metallica. Os verdadeiros fãs vão estar lá e já mal respiram desde que passaram a imaginar os caras tocando por aqui. O Sepultura tocou e não doeu, “ah... o Sepultura não era mais o mesmo e blá blá blá...”.

Quer saber? Se estão achando ruim que o Metallica vem pra cá porque o show será no Festival de Verão, então comprem uma passagem e vão assistir ao show no Sudeste! Esse é o sonho de muitos metalheads que insistem em dizer que “infelizmente nasceram na Bahia”. Vê se pode... pensar em não ir curtir um show do Metallica por conta desse radicalismo é realmente lastimável. Agora em um quesito eu concordo com a galera, “Por favor, amarrem, acorrentem e façam tudo o que for possível para manter o Carlinhos Brown longe daquele palco!!!” e a mensagem final não poderia ser outra: “...And Justice for All”.

*Murilo Costa é economista baiano, baterista e apreciador da música pesada em todas as suas vertentes. Andava meio sumido, mas sempre que pode assume o posto de colunista do VitrolaNews.

15 comentários:

  1. Valeu Murilo, excelente contribuição!
    Essa é uma oportunidade de ouro para os baianos verem de perto uma das maiores, se não a maior banda de Thrash Metal do mundo. Então, em vez de ficar questionando e criticando que o show será ao lado de bandas de axé music (se é que esse show será mesmo confirmado), essa é a hora dos bangers nordestinos, não apenas os baianos, lotarem o festival e mostrar atitude de verdade. Curtir o show sem qualquer tipo de radicalismo ou preconceito. O momento será mais que oportuno para que os bangers da Bahia mostrem toda a força que o metal ainda tem!
    Abraços!

    André Sant´Anna

    ResponderExcluir
  2. Finalmente,salvador tomou vergonha na cara!!
    a terceira capital do brasil,e precisou do festival de verao pra pensar em trazer uma banda do nivel do metallica!!
    so sei de uma coisa,to colado!!kkk

    ResponderExcluir
  3. Murilão boa matéria. Precisamos lembrar que somos baianos e moramos na Bahia. E a Bahia meu irmão, é a terra das diversidades, principalmente culturais, artísticas e MUSICAIS. Essa onda de que: Ah, Metallica no Festival de Verão ??? Junto com axé, isso é baiano fajuto e roqueiro zumba. Sepultura tocou lá e não conheço um que não tenha se amarrado, e cá entre nós, foi o melhor dos festivais. Festival de Verão hoje, é um dos maiores ou quem sabe o maior evento musical do país, é lá mesmo que os caras tem que meter bronca e fazer do festival o melhor mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Gostei Murilo! Eu sou pobre e fudido, vou assistir o show aqui mesmo e quando começar as bandas que não gosto, me pico do lugar. Quem achar ruim, compre sua passagem pra SP e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Murilo pelas nobres palavras!!!
    Eu também concordo em gênero e grau com tudo que vc escreveu, já passou da hora de mudar-mos esse pensamento retrógrado.
    Estarei lá também....
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Salve Vascaino!

    O Metallica está em grande fase com o lançamento do "Death Magnetic", vai ser engraçado ver um monte de porra louca dizendo que viu a banda no festival, quando na verdade só estarãolá pra ver o chicletão e ivetão...hehe
    Más ainda assim, oportunidade de ouro para ver os eternos mestres do Thrash...pretendo estar lá...

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Grande Murilo!

    Parabéns pelas palavras!

    Pois é, é uma notícia bem interessante, até para mim, que não sou muito fã das "novidades" do Metallica, preferindo os trabalhos antigos.

    Lógico que, independente do local e das pessoas presentes, vou comprar "ontem" o ingresso, e de quebra, ainda pretendo namorar umas gringas que porventura estejam de "bobeira" por lá!!! kkkkkkk

    Grande abraço e keep killing!

    Elly "Mephistaphel".

    ResponderExcluir
  8. Radicalismo nunca levou nenhuma sociedade ou até mesmo uma "comunidade" a qualquer conquista. Desta forma Murilo, concordo com sua retórica e apoio........Estarei no show....não é sempre que o Metallica está no Brasil

    ResponderExcluir
  9. Eu acho assim...O Sepultura foi muito foda aqui em Salvador em 2004. No início deste ano, muito "estreme metal" por aí não veio ver o Sepultura porque "a banda já tava sem o Max, e agora sem o iggor". Pior pra eles, que ficaram no domingão ouvindo o pagodão da vizinhança! ;) Estou ansiosíssima pela vinda do Metallica! Assim que souber da data estarei comprando o camarotão. E fico feliz sim que seja lá, porque o FV é um puta festival em qualidade de som. Fiquei surda na frente do palco do sepultura na concha, pela má qualidade, mas no FV é bom demais.

    Uma mensagem para os "extreme metal radicals": Não vão, não prestigiem, e continuem reclamando e lamentando que não vem banda de metal pra Bahia.

    ResponderExcluir
  10. Independente do festival q os kras vão tocar, e dividir o palco com Ivete e seu Berinbau metalizado,
    é uma oportunidade única para nós baianos ver e sentir de perto um dos grandes nomes do metal... presenciar o Metallica tocando Master of Puppets, Creep Death, entre outros clássicos da banda é certamente um orgulho para qualquer headbanger baiano.

    ResponderExcluir
  11. Sou favor do multiculturalismo,afinal a Bahia é feita disso e daquilo.Concordo com o rapaz que disse:" A Bahia tomou vergonha na cara",sim tomou,mas será que depende apenas da Bahia,meu caro amigo??Se dependesse de alguns baianos,muitas bandas do circuto nacional e internacional passariam por aqui...Nada de controversias ao amiga da citação...
    Murilo,boa matéria,jornalismo seria uma boa area pra você...rs...Boa escrita e ótima ideia!Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Como a propria galera já disse logo a cima, a mistura é q dá graça essa diferença, e allison estarei colado em sua casa pra gente ir junto rsss. Metallica!!!

    ResponderExcluir
  13. kra q onda metallica no festival de verao.
    apesar d tantas diferenças. o povo baiano e bastante educado pra aceitar tais. espero q o metallica volte a ser o q era e demostre em palco toda furia q eles tinham no kill en all assim quem for nao vai s arrepender

    ResponderExcluir
  14. Em tempos hodiernos não adianta mais reclamar e ter postura extremista. O evento tem a característica de reunir vários nichos musicais dentro de um contexto e isso é fato e inevitável como o verão...Por ser um evento baiano e ter a presença do metallica, e tomara que seja confirmado, não descredencia os mais otimistas e pantagruélicos que querem ver uma grande banda e boa musica. a Bahia hoje é grande referencia musical pela sua diversidade e contextos, como já foi dito e por incrível que pareça o AXE tem uma boa parcela nisso. É uma chace única para a queles que vivem reclamando da falta de pecúlios, salvador e ali vei!!!!!
    Murilo meu velho, boa matéria, vamos reunir a galera, tai um bom motivo para comer água!!! abraços!

    ResponderExcluir