quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Britânicos querem a volta do ABBA, diz pesquisa

A PRS for Music, a organização que recebe royalties em nome de compositores e escritores, disse que um quarto das 1.500 pessoas entrevistadas é a favor de um reencontro do Abba, o grupo sueco de música pop formado em 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também chamada Frida).

Com a alcunha da "banda sueco de maior sucesso mundial", dominando as principais paradas ao redor do globo entre a segunda metade da década de 1970 e o início dos anos 1980. O grupo ficou muito conhecido por seu visual moderno e divertido e por suas músicas que sempre se mantinham nas primeiras posições, tendo seus números nas paradas Top Ten superados apenas pelos Beatles. Mantinham seus singles por 160 semanas nas paradas no Reino Unido, até o fim de 1979. E se tornou a banda POP que mais discos vendeu na indústria fonográfica, e mesmo sendo inativa desde 1983 vendem mais de 3 milhões de discos por ano. O Abba, realizou sua última apresentação em 1982.

Em segundo lugar ficou o The Police, seguido do Pink Floyd e The Smiths, empatados na terceira posição.O Abba, composto por Anni-Frid Lyngstad, Bjorn Ulvaeus, Benny Andersson e Agnetha Faltskog, realizou sua última apresentação em 1982.

Veja a seguir a lista dos 10 grupos que o público britânico gostaria de rever nos palcos:
1-ABBA (25%)
2-The Police (13%)
3-Pink Floyd (11%)
4-The Smiths (11%)
5-Oasis (10%)
6-The Jam (9%)
7-Dire Straits (8%)
8-The Clash (6%)
9-Spice Girls (4%)
10-Sex Pistols (3%)

Longe de saudosismo ou do oportunismo que move os revivals de bandas grandes, cada um dos integrantes tentou seguir passos musicais. Frida lançou três álbuns-solo após o fim do ABBA: Something's Going On"(1982) e "Shine" (1984), em inglês, e "Djupa Andetag" (1994), em sueco. Mora na Suíça, e atualmente está envolvida em organizações de proteção ambiental. Agnetha casou-se com um cirurgião sueco em 1990, mas a união durou apenas dois anos. Atualmente mora em uma ilha em Estocolmo. Também lançou alguns trabalhos-solo, todos em inglês: Eyes of a Woman", "I Stand Alone" e em 2004 lançou o novo álbum My Coloring Book. Björn casou-se com Lena Kallersjö em 1981, e com ela teve duas filhas: Ana e Emma. Atualmente trabalha com Benny no musical Mamma Mia! e mora na Suécia. Benny é casado com Mona, e com ela teve Ludvig. Também mora na Suécia.

Em 2000, o grupo recebeu uma proposta de um bilhão de dólares para reunir-se novamente. Björn em uma entrevista declarou que eles não voltariam nem que o valor fosse dobrado. Ele acha que os fãs ficariam decepcionados com uma volta do ABBA. Diz que "Nós amadurecemos, temos vidas diferentes e tornamo-nos grandes amigos", disseram em nota. Restam apenas os registros fonográficos e a música "Dancing Queen" na cabeça, para tornar viva a memória da banda.

*Por Marcus Vinicius Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário