quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Hip-Hop conquista espaço no carnaval baiano

O carnaval já chegou. Sem pedir licença ou por favor, a festa de Momo invade as ruas. Na Bahia, celeiro da axé – music, a diversidade também dá o tom da folia. Prova disso é o projeto BahiaS.S - Sound System, que leva para a avenida o Hip-Hop e os Sistemas de Som, enquanto elementos diferenciados da cena cultural baiana. Para participar desse grande momento que vive o Rap nacional, foram convocados três nomes de peso e já consolidados no cenário alternativo baiano: a banda ilheense, OQuadro (foto); o rapper soteropolitano, Daganja; e o Sound System do MiniStereo Público.

Os três grupos possuem uma trajetória em comum, baseada, em especial, no conceito de origem Jamaicana do Sound System (S.S), ou Sistemas de Som, no qual o D.J tem o papel de lançar as bases, e a partir dessas os MC´s tecem suas rimas, cantam e animam a festa. Além de compartilhar desse conceito, os grupos também comungam do fato de serem baianos, contemporâneos e, terem influências artísticas e culturais similares. Dentre tantos, vale citar a importância da obra de Margareth Menezes e do cantor Gerônimo no trabalho desses três grupos, a primeira está presente por sua relação com o tambor de origem africana, e o segundo, pelo caráter afro-latino de sua música. Ou seja, os sistemas de som, seguem sendo reproduzidos em todo o mundo, em especial no terceiro-mundo, pelas possibilidades de se fazer um som de “peso” e com pouco recurso.

Ao "meter as caras" numa das principais festas do planeta, o Hip-Hop prova que é cada vez mais profissional e reconhecido. Mostra que o guetho já ficou pequeno e que a sua mensagem deve e pode chegar a todos. Em Salvador, mais de um milhão de pessoas vão às ruas para comemorar o carnaval. Assim, não teria melhor oportunidade para o Hip-Hop chegar aos ouvidos daqueles que, por ventura, insistem em não dar ouvidos. Mais do que isso, as mensagens inteligentes e verdadeiras, cantadas com ritmo e poesia, servirão para dar uma nova luz a uma festa que muitas vezes é marcada somente por músicas evasivas e descontextualizadas. Sem dúvida, um momento imperdível.

Serviço:
Trio Bahia Sound System com OQuadro, Mc Daganja e Sound System do MiniStereo Público
Desfile sexta-feira, dia 20/02
A partir das 20 horas no circuito Osmar (Campo Grande)

Nenhum comentário:

Postar um comentário