terça-feira, 24 de março de 2009

Los Hermanos passam batido no festival Just a Fest

O Festival Just a Fest sem dúvida alguma vai ser sempre lembrado como um grande festival. Principalmente pelo pioneirismo. Depois de 16 anos de espera, e muitas tentativas frustradas de outros empresários, o Just a Fest é que finalmente trouxe ao Brasil o Radiohead e sua coleção de singles melancólicos, feitos com a maestria de Thom Yorke, Ed O´Brien e companhia. O Just a Fest trouxe, ainda, o Kraftwerk. Apesar da formação atual ter apenas um membro original, Ralf Hutter, o grupo apresentou com eficiência germânica um espetáculo audio-visual que, mais do que um show no sentido convencional, traz uma fascinante mistura de música, video e design.

Pioneiro da música eletrônica nos anos 70, o grupo é um dos nomes mais influentes da história da música pop e responsável, direta ou indiretamente, pela existência de diversos gêneros e bandas, do electropop ao hip hop, e inclusive pelo Radiohead, principal atração do festival. Yorke declarou em entrevista ao canal Multishow que se sente honrado de dividir o palco com os alemães, e destacou a importância deles na música feita hoje.

Alheia à importância do Kraftwerk, parte do público ainda indignou-se com o fato dos Los Hermanos terem sido os primeiros a tocar, abrindo o Festival. Mas falando em Los Hermanos, o que eles foram fazer no Festival? Arrecadar dinheiro? Não, o grupo não precisa disso. Afinal os músicos seguem com novos projetos após o término da banda. Projetos, diga-se de passagem, melhores que o próprio Los Hermanos. Mas enfim, o que tinha como objetivo celebrar um reencontro acabou passando batido. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, o que se viu foi um grupo Los Hermanos frio, sem tesão nenhum pelo som e pelo palco. Dando uma impressão de que estavam ali obrigados.

Ainda que o show tenha feito a cabeça dos fãs mais saudosistas, a presença do Los Hermanos no Just a Fest era completamente dispensável. Afinal, em um line up com Radiohead e Kraftwerk, os barbudos não passaram de simples arroz de festa.

10 comentários:

  1. você deve ter visto outro show. porque o que eu vi foi muito foda.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Los Hermanos, mas em alguns, eu disse alguns, aspectos tenho que concordar com voce! Senti a banda sem vontade de tocar, muito estranho!

    ResponderExcluir
  3. Aff! Ngm merece esse tipo de crítica inútil!

    ResponderExcluir
  4. Realmente você não viu o show que todos nós vimos. Show do Los Hermanos foi incrivel tanto para fans como para outras pessoas que curtem o som. Realmente deploravel ler esta critica.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Los Hermnaos e fui no show do Rio só pra vê-los. Eu gostei pq acho difícil ter um show deles ruim, mas eles realmente tavam sem vontade nenhuma de tocar. Foi meio decepcionante. Queria um show, no mínimo, igual ao último dvd deles!
    Mas tô anciosa aguardando um próximo show!

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente louca por los hermanos, e acho que você realmente não deve ter visto o mesmo show que todos nós vimos. Eles tocaram muito bem,com o introsamento ótimo, como sempre, o que é muito dificil depois de 2 anos separados. E os projetos novos de todos os integrantes realmente são muito bons, mas nada se com para ao bom e velho LH.

    ResponderExcluir
  7. O show foi excelente para todos que curtem o som deles. Respeito a sua opinião, mas eu fui ao show e conheço muita gente que só tava lá por causa do los hermanos. O show foi muito bom, um reencontro expetacular, sinto muito, mas acho que você viu o show errado.

    ResponderExcluir
  8. Os novos projetos são bons...mas nada se compara ao bom e velho Los Hermanos...

    ResponderExcluir
  9. os projetos solos melhores que los hermanos???? kkkkk.. ta tirando onda??? kkkk esse nem conhece a banda!!!

    ResponderExcluir
  10. Parece, ou deve ser, um designer falando de música... deconexão total, ou idolatria ao estrangeirismo. O show da Los Hermanos foi a melhor parte musical do festival que, acertadamente, formulou o convite a banda para melhorar o aspecto musical do projeto. em quanto ao designe, etc., não saberia comentar.. deixo com o crítico inicial, que sabe mais e melhor...

    ResponderExcluir