quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto Back2Black une música, filmes, conferências e debates

Brasília recebe, de 28 a 30 de agosto, o festival Back2Black, no Museu Nacional da República. O evento acontece simultaneamente no Rio de Janeiro. Durante os três dias o público poderá conferir, gratuitamente, uma mostra de filmes com temática africana, manifestações artísticas da cultura afro, conferências, vídeo instalações de filmes projetadas na cúpula do museu, shows com o cantor senegalês Youssou N’Dour, Cidade Negra, Ellen Oléria e Djalma Corrrêa, além da transmissão via satélite da principal conferência com Graça Machel - esposa de Nelson Mandela - e Gilberto Gil.

Para os painéis de debate foram escaladas personalidades de várias gerações, como o escritor e pintor sul-africano Breyten Breytenbach, um dos nomes mais fortes de resistência ao apartheid nos anos 1960, também estará presente.

O Festival Back2Black traz, ainda a economista zambiana Dambisa Moyo, autora do recém-lançado livro “Dead Aid”, no qual defende a polêmica tese de que a ajuda internacional piora a vida dos africanos. Completam a lista o cineasta sul-africano vencedor do Oscar Gavin Hood (pelo filme Tootsi), o escritor angolano José Eduardo Agualusa - curador das conferências do evento. Os brasileiros Gilberto Gil, Alberto da Costa e Silva, Kátia Lund e MV Bill também participam em transmissão ao vivo diretamente da Estação Leopoldina no Rio de Janeiro.

O Festival pretende estimular a discussão e a reflexão a partir de temas que abrangem desde a atual situação no continente até o futuro da África, passando pelo desenvolvimento político-social a partir das artes.

Todo o evento será documentado e dará origem, no fim do ano, ao Back2Black Manifesto, um conjunto que compreende livro, exposição e um documentário cinematográfico. Parte desse material será destinada a escolas de ensino médio e fundamental em todo o país.

Mais informações no site http://www.backtoblackfestival.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário