quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O politicamente correto Coldplay

Confirmada como principal atração do Rock in Rio no dia 1º de outubro, o Coldplay é aquela banda criada em 98 – praticamente uma criança se comparada aos senhores que estão no Capital Inicial desde 82. O grupo tem várias características interessantes que vão além de plugar o instrumento e tocar. Ingleses, eles se manifestaram contra a invasão do Iraque logo na primeira hora, fizeram campanha pela Anistia Internacional e contra a reeleição de George Bush – por motivos óbvios. Mas como o negócio dos caras é mesmo a música, é importante registrar que eles já têm mais de 50 milhões de discos vendidos, apesar de terem nascido em plena crise do mercado fonográfico.

O vocalista da banda, Chris Martin, gosta de se comunicar com o público no idioma local e de apresentar covers das bandas que admira, como Pretenders (“1200 miles”) e Echo and the Bunnymen (“Lips like sugar”), esta última na França, onde ele fez um esforço danado para se expressar em francês. Para a gravação de “Viva la Vida”, eles contaram com a produção de um grande nome da música, Brian Eno, ex-integrante do Roxy Music e ex-cabeludo também. Hoje exibe uma reluzente careca.

Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion destinam dez por cento do que ganham para o combate à pobreza e às mudanças climáticas. Eles ainda leiloam seus instrumentos velhos no eBay. O que é arrecadado vai para a ajuda a crianças e jovens na Inglaterra.

Por Claudio Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário