quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Showroom of Compassion" do Cake aposta em novos fãs

A mistura mágica entre John McCrea e o Cake proporcionam aos admiradores mais ou menos (fora a margem de erro) 17 anos colocando ao nosso dispor um relaxante "som ambiente moderno".

A ironia de um classe-média americano e seu aparato de baixo-trompete persistentes, tem permeado todo esse tempo nos ouvidos alheios. E é o que os críticos e fãs esperavam de "Showroom of Compassion" primeiro álbum em quase sete anos, com previsão de lançamento oficial para o próximo dia 11 de janeiro.

Em analise geral, a banda fez uma mudança arriscada. Há muito menos de trompete (marca do grupo) e sintetizadores em demasia. Em "Mustache Man", usa uma imagem de macho brega dos anos 70 para criar uma espécie de hino anti-nostalgia. Isso está em contraste com seu próprio passado. É fácil destacar também a criatividade de um nerd sarcástico em uma canção instrumental com o sugestivo nome de "Gravidez na Adolescência".

Mas seu grande crédito que, no final, McCrea faz mesmo suas canções mais severas e como um observador fiel à tudo em sua volta. Essa afirmativa encontramos na faixa "Sick of You": "Cada brinquedo brilhante que primeiro lhe traz a alegria / que sempre começam a enjoar e irritar." desafia.

"Long Time" apresenta sintetizadores pulsantes e vocais rodeado por harmonias de fácil cantarolar. Sem deixar de lado claro, as letras de protesto como "Federal Funding", que afima: "Você vai receber o financiamento federal, você pode adicionar outra ala", ele canta. "Pegue os seus colegas para jantar fora, pagar o seu irmão para vir e cantar." A música toda soa como um retrocesso psicodélica mezzo-protesto dos anos sessenta , embora filtrado através de visão musical(e sarcástica) do Cake.

Enfim, este é um álbum que vai deixar os saudosistas satisfeitos, é provável que ele acabe com o estigma de alguns desconfiados em relação ao som do Cake. Não há outra banda por aí hoje fazendo o que esta banda faz, e devemos estar satisfeitos com isso, mesmo que o próximo álbum tem outros sete anos para ver a luz do dia.

Para ouvir, clique aqui

Um comentário:

  1. Long Time é viciante! E achei bom essa mudança do Cake. É um dos melhores albuns deles depois do P. Chief...

    ResponderExcluir