sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Jogue a sua rede porque Humaitá Pra Peixe


Completando 15 anos em 2009, o Humaitá Pra Peixe mostra porque é um dos principais festivais de música independente do Brasil. Entre outras coisas, o debutante orgulha-se de ter dado a diversos músicos e bandas a primeira oportunidade de mostrar o trabalho antes mesmo de ingressar no seleto mundo do sucesso.


Esse ano uma das novidades do Festival carioca é a reabertura do Espaço Cultural Sérgio Porto, onde surgiu o Humaitá Pra Peixe e que, na edição passada, esteve fechado por causa de um incêndio. Como em 2008, o Festival voltará a ocupar outros dois espaços do Rio de Janeiro: a Sala Baden Powell, em Copacabana, e a sede da Oi Futuro, no Flamengo, que abrigará talk-shows semanais com artistas consagrados.


Em 2009, o Humaitá Pra Peixe terá 24 apresentações de bandas e artistas , e como em anos anteriores, o Festival dá voz aos mais diferentes estilos musicais. De Pernambuco, vêm o 3namassa, Junio Barreto, Comadre Fulozinha e Vitor Araújo; de São Paulo, Supercordas e Aline Duran; representando Brasília, o SuperGalo, banda dos ex-membros de 3 bandas conhecidas (Raimundos, Rumbora e Maskavo). Os anfitriões do festival ocuparão o palco da sala Baden Powell: Luisa Mandou um Beijo, Catch Side, Paraphernalia, Doces Cariocas, Mané Sagaz, João Ferraz Grupo, MOMO e Luis Carlinhos. Para mostrar por que são considerados figuras lendárias da MPB, os veteranos e também cariocas Bebeto Castilho e Wilson das Neves dividirão a noite de 25 de janeiro.


Embora feliz com o resultado final da seleção das atrações do festival que criou há 15 anos, o produtor cultural Bruno Levinson se queixa de que 2008 não foi um bom ano em termos da revelação de novos valores no cenário independente: “Este ano acho que a safra não foi tão boa assim. Com as facilidades tecnológicas cada vez surgem mais artistas, mas quantidade é bem diferente de qualidade. Senti falta de mais artistas inventivos, criativos, que não reproduzem fórmulas”.


Mesmo assim vale a pena jogar a rede e esperar o que pode vir pela frente. Afinal, hoje Humaitá Pra Peixe.


Mais informações e a programação completa em http://www.humaitaprapeixe.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário