domingo, 10 de maio de 2009

Documentário sobre os Novos Baianos está quase pronto


“Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, esse é título do longa-metragem dirigido por Henrique Dantas, que conta a história do grupo Novos Baianos. Na última semana o filme entrou em processo de finalização de imagem e som no Rio de Janeiro e tem o lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.

Rodado ao longo de 10 anos, o longa reúne imagens em diversas bitolas e também em digital, resultando em uma obra documental rica e surpreendente do grupo. Os Novos Baianos estiveram na ativa por dez anos, de 1969 e 1979. Formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão o grupo é até hoje considerado um divisor da música brasileira nos anos 70, que na época era altamente ligada ao movimento do Tropicalismo, uma das influências marcantes, em meio a outros ritmos como a bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé e até mesm rock n´roll.

“Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano” é uma realização independente de Henrique Dantas. A produção é assinada pela Hamaca Filmes e co-produção da Docdoma Filmes. A finalização em película de 35mm é financiada pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

No filme, além de rever imagens históricas, os fãs conhecerão histórias curiosas, narradas pelos próprios músicos e por pessoas ligadas ao grupo.

Um comentário:

  1. Na minha modesta opinião, o grande movimento musical que inovou nos nos 70' foi o Clube da Esquina.
    Confira no Blog:
    http://pedro-rossi-clube-da-esquina.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir