sexta-feira, 8 de maio de 2009

Elba Ramalho comemora 30 anos de carreira em álbum que reúne baiões e xotes

“Balaio de Amor”, esse é o nome do mais novo trabalho de Elba Ramalho. O disco, que marca as comemorações dos 30 de carreira da cantora, é considerado uma ode ao Nordeste de compositores pós-Luiz Gonzaga. Para Elba o CD é uma homenagem ao baião e ao xote que, assim como o samba, têm a essência na brasilidade. “São canções que sobreviverão porque fazem parte da tradição de um povo”, afirma a cantora.

No disco, a artista aposta em talentosos compositores, principalmente da Paraíba e de Pernambuco. Produzido pelo compositor e músico Cezinha, o CD reúne uma boa safra de canções recentes, com belas melodias e letras poéticas, compostas por artistas que dificilmente rompem a barreira geográfica nordestina.

De compositores já consagrados no eixo Centro-Sul do país, apenas duas faixas de Dominguinhos e uma de Nando Cordel. Os demais compositores, que fecham as 14 faixas do CD, são em grande parte responsáveis pela renovação do forró – hoje já tão diversificado em subgêneros, como o pé-de-serra, o de latada e o universitário –, mas sempre calcado no tripé: sanfona, triângulo e zabumba. A base sonora clássica, comandada por Cezinha, é reforçada pela banda formada basicamente por guitarra/violão (Marcos Arcanjo), bateria (Tostão Queiroga), percussão (Anjo Caldas), pad (Zé Américo) e contrabaixo/baixo acústico (Fofão).

No balaio de Elba Ramalho, os forrós ganham as nuances da intérprete singular que nunca abandonou a veia de atriz, a mesma que no passado abriu o caminho para a cantora.
*Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário