sábado, 16 de outubro de 2010

Eleições 2010: Tom Morello manda recado aos brasileiros

Como se não bastasse o embate entre os dois candidatos à presidência até o  2º turno no próximo 31 de outubro, os artistas são uma das classes mais procuradas por políticos para angariar votos.

Desta vez,Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine (RATM),  e que fez milagre na apresentação recente do grupo no SWU, postou em seu micro-blog  uma mensagem onde diz: "Dilma Rousseff é uma candidata para os pobres, para a classe trabalhadora e os jovens. Tenho esperança que os jovens do Brasil a apóiem", afirmou.

A banda tem um histórico de ações e letras associadas aos setores menos favorecidos das sociedades e às minorias. À frente do grupo polítizado, de letras ácidas e com uma técnica diferenciada em fazer todo e qualquer tipo de música em seu instrumento, sempre se destacou em  emular sons de DJ e grupos de hip-hop e rap americanos. Mas a questão levantada aqui é outra: De música, o jovem Morello entende muito bem.Já de políticagem à brasileira, não é um prato muito fácil de se encarar.

Essa reflexão aqui exposta não se trata de votar em fulano ou em ciclano. É preciso primeiramente entender os arranca-rabos descarados que sangram a política brasileira de dois em dois anos, vide caso Roriz e toda sua estratégica com a Web -hit Weslian e outros mais. Pois há um imenso abismo separando-as. Os conflitos na política, no tema eleições e às rotineiras denúncias de corrupção por parte dos políticos, que deixam a população brasileira perplexa, mas que infelizmente, preferem o voto de "protesto" e dão margem aos pitacos internacionais como fez Morello e outros por aí.

O guitarrista aliás, não perdeu a oportunidade de cutucar a Globo após ficar sabendo que a transmissão do show do Rage foi interrompida quando ele colocou um boné do MST para simbolizar seu apoio ao movimento. "Fiquei sabendo que a transmissão foi cortada quando coloquei o chapéu do MST. Isso significa que estamos ganhando!", escreveu.

E neste ciclo, a  cada dia a política se mistura em coisas que são praticamente sagradas como a música e seus difusores. Isso não é engraçado, é triste.


Por Marcus Vinicius Leite

2 comentários:

  1. Triste é saber que um americano entende muito mais do cenário político brasileiro e de nossas mazelas sociais do que "os filhos deste solo"...

    ResponderExcluir
  2. Tom Morello não sabe o que fala. Mande ele se preocupar com o Barack Obama.

    ResponderExcluir