Depois de três dias intensos, o SWU Music and Arts Festival, em Itu, interior de São Paulo, terminou na madrugada desta segunda para terça, dia 12, ao som do DJ Tïesto.
A batalha para ouvir tudo o que rolou nestas 72 horas de música e 74 atrações, foi avassaladora. Estimativas apontam que 150 mil pessoas passaram pela Fazenda Maeda.
No dia 9, a aposta no rock. O RATM em sua 1º vez em terras brasileiras, com um dos shows mais aguardados e conseguiu levantar o público, apesar dos problemas que enfrentou com o som e teve seu show interrompido também pela queda da grade de proteção e truculência de seguranças. O que também mereceu um destaque foram os jovens supreendentes do Mars Volta e (mais um) retorno do Los Hermanos.
Já no dia 10, o sul africano Dave Matthews e sua banda junto com o quarteto familiar Kings of Leon, foram as atrações do festival, levando seus respectivos fãs a um deleite musical de qualidade. A bela jovem Joss Stone arrebatou suspiros e deixou sua voz encravada na cabeça dos ouvintes.
O Rock nacional ganhou voz trazendo Jota Quest e Capital Inicial com seus grandes hits e como sempre, discursos de protesto político.
O peso musical veio neste último dia 11, o Avenged Sevenfold(com Mike Portnoy), o reencontro do Cavalera Conspiracy com o Brasil , os excelentes Queens Of The Stone Age e a última banda do evento, Linkin Park, além dos indies Yo La Tengo – que fez ótimo show, mas foi vaiado por fãs de rock mais pesado – e Pixies apesar de suas desavenças que pareciam mais um ensaio do que realmente um show..
Críticas também fizeram parte do SWU
O festival recebeu uma penca de crítica por conta do público pagante. Além dos altos preços, que chegaram a R$ 600 e só pra tu ter uma ideia, o estacionamento saia por uma bagatela de R$ 100. Sem contar as grandes filas e de quase 3 km de andança na fazenda que abrigava os shows.
Pra você ter uma simples noção da "sustentabilidade", uma pequena pizza era vendida por R$ 12 e refrigerantes a R$ 5, além do frio, que chegou a 10°C, mas isso não era culpa de ninguém, pelo menos.
Resta apenas saber se esses pequenos contratempos seguirão na possível continuação do festival no ano que vem. E se for possível, contratem uma boa equipe técnica para que se evitem transtornos maiores.
Por Marcus Vinicius Leite
Tomara mesmo que contratem uma equipe técnica capacitada para evitar esses transtornos, porque basta os originados naturalmente!
ResponderExcluirO bom é pagar o preço do ingresso e tudo mais para assistir a um evento bem organizado aproveitando da melhor maneira possível!
Que assim seja!