segunda-feira, 7 de julho de 2008

Hey Ho, Let´s Go!


Já faz quase trinta e um anos desde o seu lançamento, mas até hoje ainda é possível ver um moleque o descobrindo, como se fosse a principal novidade do mundo da música. “Rocket to Rússia” (Warner Brothers Records, 1977), foi feito num período em que o rock progressivo dominava o mercado, e a indústria fonográfica era “toda ouvidos” aos longos solos e distorcidos riffs de guitarras, baterias esporrentas e cabeludos alucinados.

Eis então que quatro caras, que já estavam juntos desde 1974, fizeram um disco que entrou pra história do rock. Eram eles, Jeffrey Hyman (Joey), John Cummings (Johnny), Douglas Colvin (Dee Dee) e Tom Erderlyi (Tommy). No disco, músicas com três ou quatro acordes, como uma energia que, ao vivo, dificilmente deixava alguém parado.

Despretensiosamente, “Rocket to Rússia” emplacou um hit atrás do outro e a maioria de suas músicas fizeram parte dos repertório dos Ramones, até que a banda se calasse, definitivamente, após a morte do vocalista Joe Ramone, em 2001. “Cretin Hop”, “Rockaway Beach”, “I Don't Care”, “Sheena Is A Punk Rocker” (que ficou entre as trinta mais tocadas da parada britânica, em 77), “We're A Happy Family”, “Teenage Lobotomy”, “Do You Wanna Dance?”, “I Wanna Be Well”, “Ramona” e “Surfin' Bird” com certeza já tiveram seus simples, porém não menos brilhantes, acordes tocados por músicos diversos, desde os iniciantes aos mais renomados.

Talvez tenha sido esse o maior segredo do Ramones: simplicidade. Enquanto todos queriam impressionar pelo virtuosismo, Joe e cia queriam apenas tocar sem preocupação com a indústria, com o sucesso e com tudo o que era ditado pelo capitalismo.

Ramones - “Rocket to Rússia”
Warner Brothers Records – 1977

1.Cretin Hop
2. Rockaway Beach
3. Here Today, Gone Tomorrow
4. Locket Love
5. I Don't Care
6. Sheena Is A Punk Rocker
7. We're A Happy Family
8. Teenage Lobotomy
9. Do You Wanna Dance?
10. I Wanna Be Well
11. I Can't Give You Anything
12. Ramona
13. Surfin' Bird
14. Why Is It Always This Way?

Nenhum comentário:

Postar um comentário