quarta-feira, 9 de julho de 2008

Muito mais que "Stairway to Heaven”


Seria impossível falar sobre alguns dos álbuns significantes do rock sem falar do Led Zeppelin. Difícil, porém, é escolher um só disco da banda britânica. Então, o VitrolaNews “fechou os olhos e catou” o Led Zeppelin IV da estante, disco que fala por si só através dos seus números, acordes e baquetadas.

O Four Symbols ou The Fourth Álbum, como também é conhecido, está entre os mais vendidos do rock mundial. Somente nos Estados Unidos o álbum atingiu a marca de 23 milhões de cópias vendidas, chegando a um total de 37 milhões, se incluindo os outros países do globo.

Nesse disco, lançado em 8 de Novembro de 1971, Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones, John Bonham, surpreendem mais uma vez e dão vida à músicas que mostram o peso ( Rock and Roll e sua inconfundível entrada de batera) e também toda a linha harmônica do Zeppelin, como a consagrada e exaustivamente tocada, mesmo com seus oito minutos e três segundos de duração, “Stairway to Heaven”.

Destaque ainda Misty Mountain Hop, uma que podemos definir como o rock´n roll em toda a sua essencial e também para Going to California que marca o momento zen do álbum .
O gran finale fica por conta de When The Levee Breaks, um resumo do disco, com todo mundo quebrando tudo e mostrando por que o Led é o Led.

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV
CONTINENTAL - 1971
1. "Black Dog" (Page/Plant/Jones) – 4:57
2. "Rock and Roll" (Page/Plant/Jones/Bonham) – 3:40
3. "The Battle Of Evermore" (Page/Plant) – 5:52
4. "Stairway to Heaven" (Page/Plant) – 8:03
5. "Misty Mountain Hop" (Page/Plant/Jones) – 4:38
6. "Four Sticks" (Page/Plant) – 4:45
7. "Going To California" (Page/Plant) – 3:31
8. "When The Levee Breaks" (Page/Plant/Jones/Bonham/Memphis Minnie) – 7:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário