segunda-feira, 28 de julho de 2008

Já foi tarde...


Na semana passada uma notícia “abalou” o cenário pop nacional: A banda Engenheiros do Hawaii anunciou, através do seu líder Humberto Gessinger, uma pausa sem prazo para o retorno aos palcos.

Hã?! E daí?! Que me perdoem os saudosistas e todos aqueles que adoram curtir e viver da nostalgia, mas Gessinger, excelente cantor e compositor, já devia ter partido para outra há muito tempo. Ao contrário de outras bandas, que mesmo com os anos conseguiram uma fórmula para manter-se na ativa, a exemplo dos Paralamas do Sucesso, e até mesmo do Capital Inicial e todos os “vamo lá moçada” de Dinho Outro Preto, os Engenheiros perderam a “mão” e não conseguiram se encontrar mais depois da separação de sua formação clássica. Um trio que tinha, além de Humberto Gessinger (vocal e baixo), Carlos Maltz (bateria) e o guitarrista Augusto Licks.

Na verdade, a melhor fase da banda foi vivida com essa formação durante os quatro primeiro discos (Longe Demais das Capitais – 1986, A Revolta dos Dândis - 1987, Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém - 1988 e Alívio Imediato - 1989). Em 1990, com o Papa é Pop, as coisas já não eram mais as mesmas e os Engenheiros do Hawaii também não. Depois daí foram sucessivas mudanças de formação, até que a “Infinita Highway” continuasse a ser trilhada apenas por Gessinger.

A pausa dos Engenheiros marca o início de uma outra fase para o músico gaúcho, que a partir de agora se dedicará à dupla Pouca Vogal, recém-formada por ele com Duca Leindecker, vocalista do grupo Cidadão Quem.

Então, que os novos ares tragam mais inspiração para Gessinger e, quem sabe assim, uma nova luz para a música pop nacional, atualmente tão pobre e sem novidades. Por fim, parafraseando o poeta Vinícius de Morais, “Chega de saudade”, por que os Engenheiros já foram tarde, muito tarde!!!

28 comentários:

  1. Cara, primeiro, parabens pela critica, apesar de tar falando mal, não esta agredindo!

    vamos lá,

    1º - Um erro, "Longe demais das capitais" não eh da formação classica (GLM)

    2º - Depois do Papa é pop (90), vem 3 discos que são considerados os melhores da formação são eles: Varias variaveis, Gessinger, Licks e Maltz, Filme de guerra canções de amor

    3º - Pra fazer sucesso não é necessario midia, vocês acham que EngHaw não ta fazendo sucesso por que não ta na midia, um grande equivoco, o mundo Hawaiiano é muito grande e esta se expandindo, EngHaw é um banda de sucesso, independente de Midia!

    4º - Não sei o que pensar dessa parceira, vamos aguardar...

    5º - Quero que EngHaw volte logo :D

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Sua crítica pode ate ser legal,agora é meio sem fundamentos,informe-sse mais sobre a banda para poder comentar com firmeza,e outra,espero q volte logo e não compare com capital inicial,eles se venderam a grande mídia,coisa q os enghaw nunca fizeram,leia mais e depois comente,valeu.

    ResponderExcluir
  3. Toda crítica é bem-vinda, se feita com respeito.

    Por isso, esclareço aqui algumas coisas e agradeço a visita, as críticas e participação de vocês. O meu texto é um ponto de vista apenas meu, ok?!'Por isso não entendo pq tantos sentiram-se tão ofendidos,mas enfim, maturidade não é pra qualquer um. Vamos a alguns esclarecimentos:

    1- Não ofendi ninguém no meu blog, por isso espero o mínimo de respeito dos fãs da banda mais exaltados.
    2- "Engenheiros já foi tarde" está certo. Para quem entende um pouco de português, fica fácil saber que antes de Engenheiros está subentendido a palavra Banda, por isso A Banda já foi tarde, como coloquei no título e expressa unicamente a minha opinião.
    3- Concordo com todos quando falam sobre a Genialidade do Humberto Gessinger (quem leu todo o texto deve ter percebido isso no elogio explícito que fiz ao cantor), mas me recuso a dizer amém para tudo que ele fez, ou faz...
    4- A banda Engenheiros do Hawaii teve um período muito bom, trouxe uma enorme contribuição para o rock nacional, mas depois do Papa é Pop só se aproveitou do nome que fez nos anos 80, mudando de formação uma vez atrás da outra, e nada acrescentando à música.
    5- Quem leu o meu artigo e entende um pouco da nossa língua, percebeu que tbm fiz uma crítica ao Capital, mas que bem ou mal sobreviveu com a mesma formação até pouco tempo, e ainda mantém a maioria dos seus membros originais.
    6- O VitrolaNews não é um site feito por um moleque. Sou jornalista e escrevo o que quero, mas não tenho pretensão de ser dono da verdade. Ao menos tenho inteligência para aceitar críticas, o que parece que muitos dos fãs, (ou seriam tietes?!), da banda Engenheiros do Hawaii que aqui se manifestaram não têm.
    7- Por fim, vivemos numa democracia! Direito e liberdade de expressão está garantido à todos, até onde eu saiba. Contribuem e sintam-se à vontade para criticar, desde que não seja invadida a privacidade alheia e, principalmente, nunca falte o respeito!

    Longa ao vida ao rock 'n roll e à boa música sempre!

    Abraços!

    André Sant'Anna
    www.vitrolanews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Infelismente meu amigão ai ta muito... mal informado, Humberto Gessinger vai entrar em tour com o Duca da cidadão quem... e disse que pode voltar em 2010 ou muito... antes ou muito depois, isso ele não sabe enquanto estiver na highway com o Duca, a banda volta sim Humberto tem muitos... hotizontes a percorrer ainda.
    Agora amigo sua comparação de Enghaw com capital inicial foi ilario e vai pra s-tória kkkkkkk
    meu engenheiros é uma banda que não se vende a mídia e não precisa ta no grupinho que sai pra da um pau no pó com os grandes empressários só pra ter o nome da banda na mídia, enghaw é a única... banda que tem fãs fieis que sempre vão acompanhar a banda independente de formação, tendo ou não mídia.
    são 22 anos de estrada não... 22 dias, não é pra qualquer um.
    Se Los Hermanos, Ira etc... acabaram é porque não tava guentando a barra mais da dificuldade, eu notava isso na agenda dos demais que eram 2 e 3 shows numa quinzena, engenheiros é agenda lotada... direto...
    QUANTO MAIS METE O PAU NA BANDA MAIS... FORTE... ELA FICA.
    A banda já vem ai conquistando uma 2º geração de fãs e a tendendia é aumentar cada vez mais porque música de qualidade no nosso país infelismente são pra poucos ouvidos.

    ResponderExcluir
  5. Sorte que o hg não liga pra esses tipos de comentários, ele não se preocupa com os outros, só faz o que tá a fim de fazer. E se parou deve ter os motivos pessoais dele, não por falta de shows, ou outros motivos, pq onde os engenheiros vão tem uma porrada de fãns querendo ir aos shows.
    Com toda certeza vai ser uma nova fase da vida de hg e eu tou louco pra ver e principalmente ouvir.

    ResponderExcluir
  6. na boa, achei que eles já estivessem acabado...com certeza deve ter seus fãs, mas nao me abalou nem um pouquinho essa notícia, afinal o Engenheiros era o Humberto mesmo e agora ele segue solo! Gostei muito da crítica e concordo com ela. Assim é legal, criticar sem agredir aos fãs da banda...

    ResponderExcluir
  7. Engraçado.... não se vendeu á midia? Acustico MTV quer dizer o q?
    DEU DE GRAÇA FOI?
    Façam o favor. Muito mimimi e pouco argumento pra defender a banda hein? Deixem o cara em paz, ele quer fazer outras coisas, aproveitem e deixem de ser xiitas.
    O cara não esreveu nada demais e nem ofendeu ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Tenho até hj o bolachão do primeiro disco e confesso que não me desfaço por ser recordação de bons tempos...
    Hj não curto mais engenheiros como não curto mais titãs (sem querer fazer qualquer comparação).
    A gente amadurece e as bandas e seus componentes também. E é bastante maduro saber reconhecer onde começa o direito de um gostar e do outro de não. E mais ainda, e, saber reconhecer que o bom é pensar diferente.

    ResponderExcluir
  9. olha, acho que o Blog é do cara e ele fala o que bem entender. É a opinião dele aqui. Agora, se tá na chuva é pra se molhar, é claro que ia ter gente discordando.

    Eu concordo com o André, o Engenheiros é uma banda muito da chata, as letras pseudo-cabeças com aqueles joguinhos de palavras do Gessinger...Ao vivo é terrível, como já pude testemunhar. Pra mim, deu o que tinha que dar, já vai tarde mesmo. Vaza.

    ResponderExcluir
  10. Uma banda merece está na ativa enquanto tiver público, pessoas que ouçam suas músicas, que fiquem felizes em ouvi-las e Engenheiros do Hawaii é uma banda que tem tudo isso. portanto é uma banda que merece está na ativa e que nunca deveria ter parado. Espero que a parceria com o Duca traga coisas de qualidade, porque eu concordo quando vc diz que a música nacional está muito pobre atualmente. Espero que a bane volte logo, com coisas novas e como sempre de muita qualidade.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente a crítica sobre o grupo Engenheiros do Hawaí, feita pelo jornalista deste blog, não foi compreedida por algumas pessoas. Trata-se de uma opinião pessoal, respeitando a história da banda e apenas lamentando os rumos que esta tomou, sem em nenhum momento compará-la com outras bandas. Para embasar a crítica, foram citados os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial, como bandas dos anos 80 que, contrariando o que disseram aqui que Engenheiros é a única banda com público fiel, possuem uma legião de fãs e continuam com a formação original ou com poucas mudanças no caso do Capital.
    A matéria não apenas elogia Humberto Gessinger, ao afirmar que ele é um excelente "cantor e compositor", como também divulga o novo trabalho do artista.
    Críticas devem ser sempre bem vindas, e com elas podemos refletir sobre os rumos do Rock Nacional, a importãncia da mídia e a renovação mais do que necessária da nossa música.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o que o cara disse.Apenas acho que a banda realmente já acabou faz muito tempo.O que víamos era apenas Humberto com outros músicos em sua volta que não participavam do processo de criação de músicas e letras.O gigante já estava morto,só faltava cair.

    ResponderExcluir
  13. Percebe-se de que você não assistiu aos últimos shows dos Engenheiros do Hawaii... faz parte né...

    P.S.:1º - Um erro, "Longe demais das capitais" não eh da formação classica (GLM)

    2º - Depois do Papa é pop (90), vem 3 discos que são considerados os melhores da formação são eles: Varias variaveis, Gessinger, Licks e Maltz, Filme de guerra canções de amor

    3º - Pra fazer sucesso não é necessario midia, vocês acham que EngHaw não ta fazendo sucesso por que não ta na midia, um grande equivoco, o mundo Hawaiiano é muito grande e esta se expandindo, EngHaw é um banda de sucesso, independente de Midia!

    ResponderExcluir
  14. Seguinte, acho que o Gessinger tem muita competência e liberdade para levar um som sem precisar do nome "Engenheiros...", até pq a banda tem sido apenas ele e mais tantos outros há muuuuuuuito tempo, ou seja, com o nome "EngHaw" ou não, vão continuar a encher o saco do cara para que ele sempre toque as clássicas canções da banda.

    De repente o cara quer até se reciclar musicalmente, respirar novos ares e se sente sufocado pela própria obra... quem é músico sabe do que estou falando!!!

    Então minha gente, o nome da banda será um mero detalhe, quem for fã do cara vai continuar acompanhando o seu trabalho, o "EngHaw" tem sido ele há bastante tempo mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim, jornalista que fala o que quer pode acabar muito bem ouvindo o que não quer. Mas nesse caso, acho que o autor do texto foi muito feliz, ainda que discorde, em parte, do que ele diz. Concordo que o EngHaw perdeu o fio da meada e que estava mesmo na hora do HG se reciclar. Enfim, os novos fãs da banda, que não viveram os anos 80, devem ao menos ter maturidade para aceitar críticas.

    ResponderExcluir
  16. Só pela cronologia dos discos e formações, dá pra ver q o cara é um baita dum mal informado, que se quer nao fez questão de se informar sobre a banda para fazer criticas. se ele acha q a melhor fase de uma banda é quando ela está exposta a midia, está muito enganado, até porque essa ultima tune novos horizontes, segundo o proprio gessinger, foi a melhor da historia da banda, com melhor público e tudo. e se 23 anos, 18 cd's e 5 dvd's sao pouco, eu jah nao sei mais nada
    jornalista q fala o que quer, às vezes ouve o que nao quer!

    ResponderExcluir
  17. O autor gerou polêmica com as declarações, o que é muito bom para promover debates e discussões sadias. Só que tem gente sem argumento que acaba perdendo a mão e coloca a emoção na frente da razão. O profissional expos sua opinião e deixou isso claro, pra isso existe a seção "comentários"... valeu André!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da crítica!
    apesar de nao conhecer muito a banda e nem curtir muito, acho que já foram tarde sim, pois o pop rock nacional já está em outra fase, e não a da velha "Infinita Highway".
    Precisamos de sons novos e enchergar principalmente as bandas que estão surgindo atualmente!
    Valeu primo, abraços!!!

    ResponderExcluir
  19. Acho bacana a crítica, de uma forma respeitosa. A crítica também faz amadurecer e crescer. Mas realmente tem que estar com as informações redondinhas, senão o debate deixa de ser se vale ou não a pena a continuidade, e fica numa disputa de conhecimento, se perde...é por aí...

    ResponderExcluir
  20. Obrigado a todos pelas críticas e sugestões que são muito bem-vindas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Caro amigo, como comentarista de música você até que se mostra um blogueiro interessante.
    Ironias à parte, informe-se melhor sobre as bandas antes de sair escrevendo, pois um leitor mal informado nem sempre tem acesso à informações mais consistentes.

    ResponderExcluir
  22. Não concordo com a crítica , porque além do mais esta cheia de erros sobre a banda , como já foram citadas abaixo pelo Victor... Um dos cds mais procurados pelos fãs dos engenheiros é o Gessinger Trio , quem nem é da formação classica dos engenheiros , tambem posso citar o outro como o Tchau Radar...
    se bem que o Humberto não está nem aí mesmo pra que os criticos dizem , afinal de contas não acompanham a banda e dizem o que vêem a cabeça sem ao menos ter certeza do que dizem ( como nessa critica teve varios erros em relação a carreira da banda.O proprio Humberto disse :"Não tô muito interessado no que dizem de mim...sou meu pior crítico e meu maior fã!" Como estamos num país com liberdade de expressão , todos os comentarios aqui deveriam ser bem -vindos , porque o direito é pra todos.
    Em questão de shows , pelo menos no meu estado , Minas Gerais , é certeza de casa lotada...
    Sobre a parceria com o Duca , já é sucesso entre os fãs antes mesmo de começar, já existe uma grande expectativa nesse projeto.
    Sei , que como eu tem milhares de fãs que já estão anciosos , esperando a volta dos EngHaw, mas até lá vamos curtindo o Pouca Vogal...
    Por fim ,parafraseando o jornalista Pedro Bial "Um homem que fala aos corações de jovens, que fala de sí, sem saber que fala de todos, um homem que em segundos viaja do amor ao ódio, um homem que com letras mágicas, palavras verdadeiras, fez alegrias, tristezas e sabedoria, um homem que diz que não saber porquê ... merece ser chamado de gênio!" (Pedro Bial referindo-se à Humberto Gessinger em seu livro "Crônicas".)

    ResponderExcluir
  23. Só uma coisa eu acho que a galera ja falou o que tinha de falar o cara que fez a critica foi muito profissional em sua critica eu naum concordo com ela em sua totalidade mais algumas coisas são fatos .. Obs pra criticar tem saber mais um pouco da banda vc falou com Engenheiros caiu em 1990, em 1990 engenheiros teve seu disco de maior venda O papa é pop com cerca de 450 mil copias e nunca teve que ir todo domingo Para o faustão para isso.. e Ganhou o premio de melhores do ano pela revista Bizz escolhido pelos leitores... então concordo com algumas de suas ponderaçãoes porém ta um pouco equivocado .

    ResponderExcluir
  24. Talvez o Brasil esteja nessa mediocridade de musicalidade devido a pessoas com o ponto de vista como o seu. Uma banda se faz por toda sua historia e, sem duvidas, ENG. HAWAII foi e sempre será um mártire da musica brasileira.
    Infelizmente alguns ainda tentam ridicularizar nossos bons artistas, mas esquecem que eles nos ofereceram muito mais do que criticas, que é o que voce faz. Lamentavel, mas é o Brasil... Tudo pelo ibope!

    ResponderExcluir
  25. palhaçada... C não tinha nada melhor pra escrever não?

    Foi mas voltará! Aguarde!

    ResponderExcluir
  26. Mesmo sendo tiete das mais fanáticas pelo Humberto, confesso que achei sua crítica muito boa e QUASE totalmente verdadeira. Como disse um colega EngHaw aqui embaixo, não é só porque não está na grande mídia que a banda não faz sucesso, haja visto o grande público que ainda segue a banda, mesmo nesta tour que nem eu mesma considero das melhores! Aliás, acho que tá longe disso. Muito longe. Um exercício simples e prático, que demonstra apenas uma parcela da realidade, é observar a quantidade de comunidades no Orkut e a quantidade de membros. Não dá pra dizer que HG é unanimidade, mas tb não dá pra dizer que vai tarde...
    Espero, sinceramente, que este não seja o fim da banda, apenas uma pausa para tomar fôlego e recomeçar em breve. Que esta parceria traga muita sorte e sucesso ao Humberto!
    É muita ilusão dos fãs, em geral os mais novos em idade ou em tempo de "highway", esperar apenas elogios à obra e até à pessoa do Humberto. Nos últimos 16 anos foi o que menos ouvi. Por isso acho que você está de parabéns na maneira como expressou sua opinião, sem agredir ou denegrir ninguém, coisa que não é muito comum nos críticos mais fervorosos de Humberto Gessinger!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. (risos) comparar o engenheiros com capital inicial, ou até mesmo paralamas do sucesso devido midia é um grande afude...
    Primeiro lugar, no dia que Dinho ouro preto pensar ou expressar em paavras tão belas e sabias quanto as de Humberto pode ser que essa crítica valha a pena(apenas em comparação as músicas)...
    Com o paralamas até que se pode comparar em relação a expressão e experiência, mesmo assim, não é possivel se comparar diretamente uma coisa a outra¬¬...
    Posso ser suspeito devido a ser um grande fã da banda...
    mais venho até aqui e posso dizer-te que essa de já estarem indo tarde não há fundamentos nem razões maiores...
    Ora meu caro, será que as letras são complexas demais a sua percepção?
    Será que só por não lhe agradar seja necessário dizer que vão tarde?
    Então pra ser um bom musico ou banda é necessário estar na midia?
    Não meu caro, até o papa é pop^^
    a medida de amar é amar sem medidas e o céu é só uma promessa...
    Deixe o sábio Humberto e nós fãs e apreciadores percorrer o nosso caminho contra toda essa rotulação implantada por pessoas como você que absorvem o que à de bom de grandes mentes pra então formar seus pontos de vista e dizer que o "tal" não sabe de nada....






    Ps:conheça mais antes de críticar, e é lógico..
    pra criticar é preciso fundamentos e capacidade de superação...
    e isso, não senti em vocÊ^^


    sorry!

    ResponderExcluir
  28. Caros companheiros e fãs dos Eng Haw.

    Após ler todos os comentários aqui expostos de fãs e semi-fãs, gostaria de então expor também minha opinião: Adoro as musicas dos Eng Haw sem exceção, todos os discos me agradam e acho as letras do HG simplesmente geniais. Porém, acho que quando admiramos uma "BANDA" temos que levar em consideração o conjunto, ou seja, o que é realmente uma banda. Há muito os engenheiros estavam sendo sustentados por musicos CONTRATADOS, ou seja, ao meu ver isso não é uma banda, banda de verdade é aquela onde todos dão opiniões, tocam de sua maneira etc, era nítido de que quem dava as ordens ali era só o HG. Resumindo minha opinião, há muito tempo o Eng Haw deixou de ser uma banda, era "HG e sua banda" e isso tornava o trabalho e a conduta de artista do HG simplesmente patética e ridicula, forçando algo que já nao existe mais. Admiro muito mais o HG hoje com o PV apesar de não ter ido muito com a cara das musicas mas ainda sim admiro muito mais o trabalho e a conduta do HG hoje do que eqto ficava adiando a eutanásia dos Eng Haw. Abraço a todos, parabéns ao HG pelo livro (que está lindo) e abraço ao rapaz que escreveu a matéria, concordo plenamente contigo!

    ResponderExcluir