quinta-feira, 10 de julho de 2008

"A única banda heterossexual do planeta"


Há quem goste, há quem odeie até hoje. Mas é inegável a contribuição que a banda baiana Camisa de Vênus, deixou para o rock nacional. Num período marcado pela censura, Marcelo Nova (vocal), Robério Santana (guitarra), Karl Hummel (baixo), Gustavo Mullen (guitarra) e Aldo Machado (bateria) saíram de Salvador para mexer com as estruturas do rock brazuca. O ápice da banda foi em 1986, quando o grupo gravou seu primeiro disco ao vivo, chamado Viva, no Caiçara Music Hall, em Santos/SP.

Com um cinismo singular, Marcelo Nova, sempre atrás dos seus óculos escuros, colocou na boca da geração 80, o ícone grito de guerra, que dura até os dias de hoje: “Bota pra fudê!”. É dele ainda a máxima de que o Camisa era “a única banda heterossexual do planeta”.
O grito traduzia a postura do Camisa e seu vocalista, que usava os palavrões como vírgulas. Resultado: o disco foi praticamente todo censurado. Irônico, ao lado do aviso “É expressamente proibida a execução e radiodifusão pública desta obra pela Censura Federal”, o Camisa de Vênus também fazia o seu alerta: "Este Disco não foi Remixado. Você Ouve o que Aconteceu no Show. E OUÇA ALTO!!!" .

O disco trazia 10 faixas, e logo de cara o hit "Eu não matei Joana D'Arc" dava o tom de como foi o show. Em seguida a banda ia desfilando músicas que ganharam as rádios, algumas se tornaram hits mesmo proibidas pela censura, como "Hoje", "Beth Morreu" e a clássica "Silvia", com o seu complemento no refrão, capaz de envergonhar as mocinhas das sociedades mais pacatas.

Histórico, “Viva” se consagrou, na época, como o segundo disco ao vivo mais vendido no país, só perdendo para o também antológico "Rádio Pirata", do RPM de Paulo Ricardo. Mas isso já é outra estória.


Camisa de Vênus
VIVA - 1986
RGE

1- Eu não matei Joana D'Arc (Gustavo Mullem - Marcelo Nova)
2- Hoje (Karl Hummel - Marcelo Nova)
3- Homem forte (Karl Hummel - Marcelo Nova)
4- Solução final (Karl Hummel - Marcelo Nova)
5- Rotina (Karl Hummel - Gustavo Mullem - Marcelo Nova)
6- My way (François - Thimbault - Anka - Revaux)
7- Beth morreu (Roberio Santana - Marcelo Nova)
8- Silvia (Gustavo Mullem - Roberio Santana - Marcelo Nova)
9- Metástase (Karl Hummel - Marcelo Nova)
10- O adventista (Karl Hummel - Marcelo Nova)

Um comentário:

  1. É isso aí brother... EU N~ MATEI JOANA D´ARC; Ô SILVA(piranha)rsrsrs Quem nunca ouviu esse hinos dos anos 80? Ou é surdo ou se faz.... Marcou e muito dvrs gerações.....

    Cláudio Costa

    ResponderExcluir