terça-feira, 22 de julho de 2008

Novos Passos através da Música


Marcelo Mira esteve por dez anos à frente da banda de reggae brasiliense Alma D´Jem. Com ela conquistou fãs e conseguiu levar a sua música para todas as regiões, tocando nos grande festivais do Brasil. Após longo tempo na estrada, o Alma encerrou as suas atividades e o vocalista e guitarrista, radicado em São Paulo, agora prepara um vôo solo. O CD de estréia, Roda Gigante, foi produzido pelo DJ Deeplick e já está pronto. O lançamento oficial acontece entre agosto e setembro deste ano. Enquanto aguarda pelo novo disco, o VitrolaNews bateu um papo com Marcelo Mira, que contou sobre a nova fase da sua carreira. Confira!

Por que o Alma D´Jem acabou? Houve alguma influência da gravadora?
A banda sempre fez um trabalho honesto, com letras verdadeiras, buscando inovar na sonoridade. Passamos por altos e baixos e tivemos alegrias e tristezas, como em qualquer banda ou projeto que dure 10 anos. Só que chegou a hora de fechar esse ciclo para que outros fossem abertos. E foi o que fizemos. A gravadora não influenciou em nada.

Sempre esteve nos seus planos uma carreira solo? O que os fãs podem esperar dessa nova fase?
A carreira solo veio de forma natural, não estava nos planos mas também não era uma coisa tida como impossível de acontecer. É um projeto produzido pelo DJ Deeplick que trouxe uma ótima modernidade ao meu modo de compor e de cantar. Resolvemos iniciar com uma sonoridade nova, autêntica. Três músicas minhas que foram gravadas pelo Alma (Passos pela Rua, Minha voz e Teu lugar) foram regravadas com novos arranjos. O resto do disco é inédito. Os fãs podem esperar o mesmo comprometimento com a qualidade das músicas e letras, além da mesma energia.

Nos anos 80 a música nacional foi fortemente marcada pelo protesto, pela poesia de poetas como Cazuza, Renato Russo. Como você avalia o cenário musical atual? A música de hoje é mais sazonal do que antes?
Vejo músicas que compus há 8,10 anos em orkut de adolescentes de 15. Ou seja, apesar da música estar cada vez mais sendo tratada como bem de consumo, ainda é possível eternizar algumas canções. Só que não existe fórmula e isso depende exclusivamente do público.

A carreira solo trouxe alguma mudança na hora de você compor?
Cada compositor tem um estilo que é fruto do que ele ouviu, passou ou está passando na vida, etc... Mas mesmo assim precisa estar sempre se atualizando. Os temas a gente vai buscando no dia a dia, nas experiências que passamos ou que vemos as pessoas passarem.

Já tem algum site no ar para quem quiser saber mais sobre seu novo trabalho? Deixe os seus contatos de show, site, produtora.
O site está em construção, mas lá já se encontram o telefone e e-mail de contato. O endereço é www.marcelomira.com.br . O primeiro show dessa nova fase será dia 27 de julho no Parque da Juventude em São Paulo junto com Tihuana e Planta e Raiz.

Por fim, deixe um recado para quem espera pelo seu novo trabalho.
Espero que todos gostem dessa nova fase para que possamos interagir durante muitos anos. A vontade continua sendo de ser um grande artista brasileiro, e pra isso me dedico muito e conto com o carinho do público.

3 comentários:

  1. Esse é um disco que quero logo ouvir. Fiquei triste com o fim do Alma D´Jem, mas tenho certeza que o som do Marcelo vai bombar tbm!!!
    Abraços e positive vibrations!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Galera do VitrolaNews retirei o trecho dessa entrevista e coloquei no meu blog, estou postando uma materia sobre o marcelo mira, caso haja algum problema me avisem que retiro. Coloquei lá credito total para vocês!

    Belas materias muito bom este blog!

    ResponderExcluir