segunda-feira, 22 de junho de 2009

O ano dos Reis da música brasileira

Em 2009 são muitos os acontecimentos importantes para a música brasileira. O assunto mais badalado, sem dúvida, é a comemoração dos 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos, que terá o ápice da celebração com um mega show no Maracanã, no próximo dia 11 de julho. Mas, especialmente esse ano, outros dois “Reis” não podem ser esquecidos.


Para lembrar as duas décadas sem o velho Raulzito, Rei do Rock brasileiro, e da irreverência, uma série de eventos, shows e lançamentos acontecem até o final do ano. No próximo dia 21 de agosto, completa-se duas décadas que o maluco beleza se foi.


Pouco comentado até agora, talvez muita gente não lembre que em 2009 completam-se 20 anos da morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Quem não se esqueceu foi o cantor Zé Ramalho, que fez questão de não deixar a data passar em branco e realizou um coletânea, "Zé Ramalho canta Luiz Gonzaga", com incursões pela obra de Gonzagão. Clássicos do cancioneiro do sertão como "Asa Branca" e "Paraíba" (que aparecem duas vezes), fazem parte do baú de Zé Ramalho.

O cantor ainda ganha a companhia de Dominguinhos em três canções: "Não vendo nem troco" (onde faz dueto com Zé), "Pau-de-arara" e numa das versões de "Paraíba". E ainda sobra espaço pra uma improvável parceira com Xuxa ("ABC do sertão"); pra um dueto com o próprio Gonzagão; e pra inédita "Amanhã Eu Vou", que se tornou uma típica canção de Zé. Uma justa homenagem ao mestre sertanejo e um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário