segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Legião Urbana volta aos palcos em Brasília

Quando deixou o palco 12º Porão do Rock, em Brasília, o cantor Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso, confirmou o que, apesar do segredo da organização do evento, já era uma forte suspeita entra a multidão: “Viva a Legião Urbana”, saudou o vocalista.

O que se seguiu foi a apresentação da atração surpresa do tradicional festival da capital federal, que era mesmo a mais famosa banda da cidade. Treze anos após a morte de Renato Russo, o retorno aos palcos de Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos emocionou fãs de todas as idades, que choraram e cantaram do início ao fim as oito músicas do show.

Escolher um nome para ocupar o lugar de Renato Russo seria impossível – o microfone com a rosa branca esteve vago o tempo todo, como prova de que aquele lugar não teria um substituto oficial. Por isso, os outros dois integrantes da Legião Urbana convidaram artistas de Brasília e do Uruguai para cumprir a tarefa de interpretar as tão conhecidas letras.

O primeiro a subir no palco foi André Gonzales, do Móveis Coloniais de Acaju, que cantou "Tempo Perdido". “Não foi nada planejado há muito tempo. Recebi o convite na quarta-feira passada (16). Na sexta estava no Rio para ensaiar. Chegamos ontem e hoje já nos apresentamos. No início fiquei nervoso, porque sei que a Legião representa muito para o público da capital”, contou Gonzales.

Os amigos uruguaios Juan Casanova e Sebastián Teysera não poderiam ficar de fora da apresentação. Afinal, essa história de ter Dado e Bonfá de volta aos palcos brasileiros surgiu depois que a dupla foi convidada a participar de uma homenagem à Legião na capital uruguaia, no final do ano passado. “O mais incrível é que só havíamos tocado uma vez no Uruguai. A homenagem que eles fizeram foi uma surpresa muito grande”, revelou Dado.

Toni Platão, ex-Hojerizah, conduziu o público pelos versos de "Eu Sei". E Felipe Seabra, que havia se apresentado horas antes com a sua Plebe Rude, cantou "Geração Coca-Cola". Com espaço de sobra para o saudosismo, Felipe falou da primeira apresentação da Legião Urbana, que aconteceu no começo da década de 80, em Patos de Minas (MG), onde também estava a Plebe. Tanta subversão junta, lembrou, só poderia ter terminado na delegacia, com todo mundo preso. Quem também voltou ao palco para prestigiar o momento tão especial foi o Paralamas do Sucesso, com "Ainda é Cedo".

“Voltar a Brasília numa situação como essa tem uma carga emocional muito grande”, disse Dado Villa-Lobos no fim do show. “Tivemos uma resposta muito forte do público”, completou Marcelo Bonfá, que quando começou a idealizar a apresentação, achou que poderia ser vaiado. Será que tanto sucesso e satisfação não seriam um estímulo para a volta definitiva da Legião Urbana?

A dupla garante que não: “A Legião que temos agora é uma forma de reencontrarmos o público e cantarmos essas canções que dizem tanto para tantas pessoas”, fala Dado. “O que pode acontecer é uma série de eventos no ano que vem, nesse mesmo formato, uma série de homenagens”, antecipa Bonfá.

Fonte: iG Música

Foto: Patrick Grosner/ Porão do Rock

Um comentário: