sábado, 19 de setembro de 2009

Porão do Rock 2009: Começa a Maratona de shows em Brasília

Terno, gravata e sapato social... nada disso. Hoje e amanhã o uniforme obrigatório na Esplanada dos Ministérios é outro. Nada de formalidade. Timidamente, o lugar que simboliza o centro político do país foi sendo tomado por diferentes tribos: punks, bangers, roqueiros e surfistas...surfistas? Porque não? A primeira atração da 12ª edição do Porão do Rock, a banda Super Stereo Surf, subiu ao palco com uma hora de atraso, mostrando que apesar dos quilômetros de distância do mar, a Capital Federal tem sim banda de surf music.

Pela primeira vez no palco principal, a banda cumpriu bem o papel de iniciar uma maratona de dois dias de muito rock, que começou a ganhar ondas nas guitarras dos surfistas do lago Paranoá(como diria a letra do Natiruts). Em meio ao cerrado, acham seu meio de vida umidecidos apenas pelas influências musicais que, de acordo com o guitarrista Alex Maraskin vai de Dick Dale até o fab four de Liverpool.

Apesar de pequeno, o público que ia chegando já começava a se aglomerar em frente ao palco principal. O tempo de 40 minutos foi suficiente para levantar a poeira nos gramados da Capital Federal, e com uma boa surpresa: o trombone frenético de Xande Burztyn do Móveis Coloniais de Acaju. "Os caras direto me chamam para fazer umas jams e como eu curto muito essa onda surf, topei na hora". Um certo momento do show rolou até a trilha de 007, o famoso agente de Hollywood. Um bom começo para um Festival que promete muito.

Essa noite ainda passam pelo palco principal do porão Black Drawing Chalks (GO), Eagles of Death Metal (EUA), Mugo (GO), Mindflow (SP), Angra (SP), Dynahead (DF) e Sepultura (MG).

*Por Marcus Vinicius Leite – Jornalista, gaúcho de Uruguaiana-RS, 26 anos. Já foi cabeludo e já cantou em coral. Agora está barrigudo, mas (segundo ele mesmo) até que não está tão mal. Atualmente é colaborador do Whiplash e do VitrolaNews. É repórter da sucursal da Folha de São Paulo em Brasília. Nas horas vagas é trombonista e redator de Standup.

*Foto: Rodrigo Neiva

*Cobertura do Porão do Rock 2009 especial para o VitrolaNews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário