quinta-feira, 9 de setembro de 2010

1/4 de século de uma cena memorável


Desde que me entendo por gente, o Sr. Mike Portnoy foi o responsável por uma légua de músicas que embalaram a adolescência roqueira deste que vos escreve. É ainda com dor no coração que escrevo estas linhas. Pode parecer mentira mas é verdade: O gênio da bateria por trás do Dream Theater deixou o barco rumo a novo e desbravadores lugares.

Quem disse isso não foi nenhum Nelson Rubens ou Leão Lobo da imprensa gringa. Foi o próprio Portnoy que anunciou num comunicado pelo twitter e logo após em oficial pelo site do DT. Era o fim de uma carreira de um dos gigantes do metal progressivo, banda da qual foi fundador há 25 anos. Aparentemente, o que se percebe é que as relações entre o quinteto de virtuosos acabou minguando nos últimos tempos.

“Estou a escrever sobre algo que nunca imaginei vir a escrever. Depois de 25 anos, decidi deixar o Dream Theater, a banda que fundei, liderei e realmente adorei durante um quarto de século. Para muitas pessoas isto vai ser um choque e até deverá ser mal compreendido por muitos outros. Mas espero que acreditem que isto não foi uma decisão precipitada. É algo com o qual venho a lutar há um ano... Depois de ter passado por experiências maravilhosas com o Hail!, Transatlantic e Avenged Sevenfold, durante o último ano, cheguei à conclusão triste de que não só é mais divertido, como as relações pessoais com estes projetos são melhores do que as que tenho neste momento com o Dream Theater. Não me interpretem mal. Eu adoro o Dream Theater. Temos uma história longa de amizade e cumplicidade (...) Mas preciso mesmo de fazer uma pausa porque a máquina Dream Theater estava me consumindo. A saída é a única hipótese, se quero preservar a minha relação com os outros membros e manter o meu espírito Dream Theater vivo e faminto”, declarou o baterista em nota.

Portnoy foi responsável por 10 álbuns com a banda que o popularizou na comunidade de músicos e o público em geral. O mais recente, "Black Clouds & Silver Linings", foi lançado ano passado. A banda já anunciou que vai continuar sem um dos seus fundadores, o primeiro dos três membros originais a abandonar o grupo - os outros são John Petruci e John Myung.

Em contrapartida, os remanescentes soltaram a seguinte nota: “Como estava planejado, vamos lançar um novo álbum em breve, ao qual se seguirá uma digressão mundial. Todos nós do Dream Theater, desejamos o melhor dos futuros no novo percurso musical do Mike”, diz o comunicado oficial.

A repercussão da notícia entre os fãs brasileiros do Dream Theater fez com que o assunto fosse para os "trending topics" (lista de assuntos mais comentados no Twitter) do Brasil. Talvez seja a ponta do Iceberg para o fim de um grupo que marcou gerações de músicos e que, provavelmente, a partir de hoje, sentem como se estivessem órfãos de um ente querido.

Por Marcus Vinicius Leite

4 comentários:

  1. Puta Que Pariu!Falou tudo!Talvez assim o DT saia da mesmice.Era nitido q a banda se estaguinou por causa do Portnoy.Nota-se por causa dakeles vocaizinhos sem vergonha que estavam cada vez mais presentes.Cade ki rola isso nas outras bandas ki ele toca?E os outros projetos q ele participa tavam dando de capote no DT.

    Parabéns pela matéria, VitrolaNews.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, é tipo o marido que larga da mulher quando ela engorda depois de parir 5 filhos. Arranja outra mais nova e para os filhos só fica a pensão alimentícia. De qualquer maneira, tomara que o Portnoy se dê bem após toda essa vergonha. Pra substituí-lo só algum "drum hero" que não tenha a imagem construida em torno de alguma banda, pois o Portnoy tem uma imagem muito forte e o Dream Theater com certeza irá sentir, musical e principalmente comercialmente, sua falta. Sucesso aos dois. E ao Vitrola por essa homenagem.Long Live Rock n´Roll

    ResponderExcluir
  3. Por favor gente...até parece que não estamos acostumados com essas idas e vindas de grandes musicos, tudo isso só gera mais especulação e mais dinheiro pra todo mundo, o Dream theater tinha acabado um tempo atrás e está aí novamente, o Portnoy saiu, logo volta...relaxa...os caras são completos juntos, vão explorar novos timbres e batidas e logo voltam juntos, estou até vendo a noticia...Portnoy volta ao Dream Theater...é tudo uma questão de dinheiro...o foco é o dinheiro para um dos lados sempre, neste caso parece não ser o do Portnoy o que eu duvido muito tb já que ele não vai tocar de graça com a outra banda não é mesmo?! Fica a dica! Abraço a todos.

    ResponderExcluir