domingo, 26 de setembro de 2010

Psygai: rock japonês, conceito e criatividade





Você já ouviu alguma banda de j-rock ou inspirada no visual Kei? Bem, vamos tentar simplificar: de maneira bem geral, j-rock é a definição para as bandas que fazem rock japonês e visual Kei um movimento musical que mistura vários estilos, onde as bandas valem-se de roupas, maquiagens e perfomances para lá de elaboradas.

Desde a sua criação em 2001, o quinteto carioca Psygai (pronuncia-se “saigái”) tinha em mente justamente isso: a intenção de fazer um rock agressivo e contemplativo, focado no visual e na performance. Pois bem, os caras conseguiram. Mais que músicos, os membros são artistas e conciliam a banda com outras atividades: Z (voz) é um literato de língua japonesa; Toru (guitarra e outros) é escritor e mestre em Filosofia; Jon (guitarra) é produtor musical; Etorigan (baixo e programação) é artista plástico e designer; J.U.N (bateria) é desenhista e ilustrador.

E tanta influência externa reflete direto no som feito pelo grupo. Que vai de um metal mais porrada, como a música de abertura do myspace “Soul R.I.P.” até a balada “Imago”. Moderno, o som do quinteto remete a uma viagem músical, cheia de conceito e pegada.

O grupo lançou os primeiros singles WinterDreams e MaDamn, em 2003 e 2004, respectivamente. Depois de uma pausa nas atividades, que já durava quatro anos, volta a ativa com um novo EP. Segundo o grupo, o trabalho é “mais autêntico e conceitual, que, através da variedade de idiomas (o grupo canta em inglês, português e japonês) e influências, pretende vencer diversas barreiras culturais e gerar um trabalho de cunho universal”. O novo álbum, batizado de Shinkei, “traz uma proposta bem diversificada, com base no rock, preenchido com acessos espontâneos de agressividade que fazem diálogo com melodias esperançosas e letras reflexivas”, define o grupo na biografia oficial.

O novo EP é virtual e está disponível para download nos sites: iTunes, Hear Japan e Trama Virtual. Além disso, o trabalho pode e vale a pena ser conferido no myspace da banda.

Mais informações sobre o Psygai em http://www.psygai.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário