quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ligação entre Renato Russo e Brasília é contada em livro

Qual a verdadeira ligação de Renato Russo com a capital do país? Em “O Filho da Revolução”, livro recém-lançado, os fãs poderão ter uma dimensão exata do que a cidade representava para o vocalista da Legião Urbana. Escrito pelo jornalista Carlos Marcelo, o livro conta o elo entre Renato Russo e sua Brasília, onde viveu dos 13 aos 26 anos. A obra foge ao rótulo de ser mais uma biografia da Legião Urbana e, em 416 páginas, traz fatos e fotos inéditos.

Segundo o autor foram mais de 100 entrevistas, não limitadas a nomes do rock nacional. Para contextualizar a trajetória de Renato Russo à capital nacional, Marcelo conta a história de Brasília por meio de pessoas que estiveram ligadas ao cantor, como o ex-senador mineiro Francelino Pereira, autor da frase “que país é este?”, que mais tarde virou nome de um dos “hinos” da Legião Urbana.

Da adolescência do cantor, o autor narra as diversas facetas do líder da Legião. Renato subiu ao palco pela primeira vez como ator, interpretando um texto do dramaturgo Tom Stoppard. Ainda antes de ser roqueiro, Renato foi professor de inglês, jornalista e locutor de rádio de um programa de jazz. Em Brasília, o autor descobriu os processos de censura para canções como Faroeste Caboclo e Baader- Meihof Blues.

Em seu prólogo, o escritor passa pelos anos subseqüentes de Renato no Rio de Janeiro até sua morte, em outubro de 1996. “Seus últimos manuscritos são uma tentativa de voltar a ter uma relação com Brasília, o que deu mais força ao meu livro. Minha primeira ideia foi a de fazer um álbum fotográfico, contando a história de Brasília pelos olhos do Renato, mas ficou inviável pelo custo. Não forcei a barra em ligar ele à cidade. Tudo tem muito fundamento”, destaca o autor.

2 comentários:

  1. Hum,já sei quem vai adorar esse livro! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito desse livro!Com urgencia!Ansiosa pra lê-lo já rs
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir