terça-feira, 1 de setembro de 2009

Radio Guerrilha mescla música e protesto em primeiro EP

Com influências nítidas de Rage Against the Machine, O Rappa, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Planet Hemp, Pavilhão9, Asian Dub Foundation, Sepultura e tantos outros nomes que vão do rock ao hip-hop, passando também pelo dub e psicodelia, o sexteto paulista Radio Guerrilha está na estrada desde 2005.

O grupo, formado por Leandro (baixista), Daniel (guitarra), Pablo (guitarra), Ronaldo (vocais e MC), Rodrigo (bateria e programação) e Ivan (percussão), traz na essência o rancor, a pegada e o protesto nervoso, quase completamente esquecido por muitos artistas nacionais nos dias de hoje. Como a banda explica no release oficial, o som é inspirado no “caos paulistano, na desigualdade social, na injustiça e em um governo democrático que atende aos interesses de uma minoria”.

Tanta influência urbana e atitude são explicadas no primeiro EP, batizado de “Tarja Preta”. Lançado independente, o álbum conta com a produção de ninguém menos que Ortega Gonzáles (veterano no cenário musical, ex-guitarrista do Pavilhão 9). O resultado é um som com pegada ímpar.

Apesar da contestação e protestos nas letras, os músicos são enfáticos e afirmam que não são militantes, nem “levantam bandeiras”. Mesmo assim é inevitável não associar a Radio Guerrilha, até mesmo pelo nome, a um movimento musical de contra-cultura, onde a vontade de tocar e espalhar a mensagem está acima dos interesses da indústria fonográfica.

Para conhecer o som, vale a pena acessar o site oficial.

2 comentários:

  1. acho que uma hora as coisas vão mudar, não há mais como segurar a onda de bandas novas no cenário alternativo com tema de protesto. Radio Guerrilha, muito bom!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo belo post!!!!!!!!

    ResponderExcluir